Sobre o grupo de pesquisa
Formado por docentes, pesquisadoras, doutorandos e mestrandas da área da Educação, o GIPEDI caracteriza-se como um grupo interinstitucional de pesquisa em docências, pedagogias e diferenças.
Colaboração
Utilizando-se da colaboração entre uma ou mais instituições, o GIPEDI reúne interessados que se identificam pela possibilidade de desenvolver projetos, compartilhar desafios e experiências relacionados à educação e à docência, propriamente.
Atividades desenvolvidas:
Encontros de estudo e pesquisa
Bancas
Palestras
Eventos
Linhas de Pesquisa
Discute os fundamentos teóricos e práticos para o exercício da docência na contemporaneidade, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas. Busca compreender o papel do educador e o espaço da sala de aula numa perspectiva histórico-filosófico-cultural.
Tem-se como preocupação desenvolver investigações, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, que tenham como foco o currículo, os processos de profissionalização dos professores e o trabalho docente nas suas relações com os temas da cultura e das identidades.
Estudos sobre a cultura e produção de sujeitos, a partir de problematizações referentes à identidade-diferença, relações de saber-poder e estratégias biopolíticas no campo da educação, contemplando, em uma perspectiva interdisciplinar, temáticas relativas à saúde, assistência social, relações étnico-raciais, relações de gênero e sexualidade, infância, inclusão, espacialidades, currículo, políticas públicas e formação de professores.
A linha de pesquisa propõe-se a estabelecer análises das múltiplas políticas contemporâneas de escolarização, dimensionando-as no âmbito das culturas e das cidadanias hodiernas. Evidencia um interesse especial em realizar composições analíticas dos modos pelos quais os sujeitos escolares contemporâneos são produzidos nas diferentes redes de poder e de saber e, do ponto de vista teórico, privilegia uma multiplicidade de perspectivas, atribuindo ênfase a estudos de natureza interdisciplinar.
Concebendo a educação como um processo sociocultural de significação e aculturação, definido por relações de poder, a linha de pesquisa se concentra na análise e na problematização: a) dos mecanismos, estratégias e políticas de constituição de sujeitos e de identidades; b) de regimes e esquemas de representação de diferentes grupos; c) da dinâmica de funcionamento de artefatos culturais conectados com a educação; d) das conexões entre a educação e as diferentes racionalidades políticas contemporâneas.
Investiga a formação inicial e continuada de professores, o currículo e as práticas pedagógicas em diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de ensino. Considera os saberes mobilizados nos processos formativos e curriculares, no contexto das políticas que os engendram.
Estuda a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural. Os processos de produção, implementação e avaliação das políticas publicas educacionais, especialmente as de formação de professores, as curriculares e as de gestão educacional. Agrega um conjunto de pesquisadores e projetos de pesquisa que investigam a educação enquanto uma construção social e política, mediada e transformada pelas disputas, conflitos, interesses e relações de poder.