Este trabalho teve por objetivo compreender de que forma a docência para a Educação Infantil vem se gestando neste período analisado, no curso de Pedagogia/UNISINOS. Como principais questionamentos que orientaram esse estudo estão as seguintes questões: Como o Curso de Pedagogia desenvolve a formação inicial para a Educação Infantil? Quais as características da docência que é produzida pelo curso de Pedagogia para a Educação Infantil? Que verdades sobre a infância as alunas do curso de Pedagogia colocam em circulação durante seu Estágio Obrigatório na Educação Infantil? Para realização do trabalho, utilizei autores dos estudos pós-estruturalistas como Foucault (2008), Carvalho (2011), Bujes (2002), Fabris e Dazzi (2006) entre outros. Também autores que realizam estudos sobre a docência como Gauthier e Tardif (2010) e Pimenta e Lima (2012). A metodologia utilizada foi composta por análises documentais de diários de campo referentes ao estágio na Educação Infantil e do projeto-político-pedagógico do curso de Pedagogia; além de dados referentes à entrevistas semiestruturadas com quatro alunas do curso que haviam realizado o estágio obrigatório supervisionado na Educação Infantil. Através da análise discursiva do conjunto de material, foi possível encontrar uma docência com as seguintes características: performática, centrada nos interesses e necessidades da criança, pautada pelo imperativo do afeto e com uma concepção ainda proveniente da modernidade sobre criança e infância. Dessa forma, é possível reforçar a necessidade de problematizar constantemente as práticas que são desenvolvidas tanto durante as atividades acadêmicas desenvolvidas no Curso de Pedagogia quanto durante os estágios de Educação Infantil, com isso, e, a partir dos autores referidos no estudo considera-se possível serem gestadas outras práticas de iniciação à docência, além do estágio, para contribuir com a formação de professores para a Educação Infantil de forma mais prolongada e sistemática durante todo o curso.
Autor(a): Cristiane Teixeira da Rocha Kufel
Orientador(a): Elí Terezinha Henn Fabriss
Para saber mais sobre a pesquisa entre em contato com o grupo.