Início do Conteúdo

Formas de Inscrição

Ingresso Extravestibular é a possibilidade de retomar os estudos, trocar de Instituição de Ensino Superior ou apenas solicitar transferência de curso na Unisinos, via processo seletivo interno.

Não há taxa de inscrição!

Transferência

É o ingresso do aluno que já iniciou estudos em nível superior e que tenha vínculo com uma Instituição de Ensino Superior, Nacional ou Estrangeira, e deseja continuar seus estudos na Unisinos, no mesmo curso ou em curso afim.

Os documentos poderão ser anexados no momento da inscrição, encaminhados por e-mail (atendimento@unisinos.br) ou apresentados presencialmente no Atendimento Unisinos:

• Registro Civil (Nascimento ou Casamento);
  • Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio (2º Grau) ou de curso equivalente;
  • Histórico Escolar da Graduação atualizado, contendo as seguintes informações da Instituição de Ensino Superior de origem:
    • Dados de ingresso;
    • Relação das disciplinas/ atividades cursadas com a respectiva avaliação (graus finais/conceitos) e carga horária;
    • Comprovante de autorização ou de reconhecimento do curso de origem;
    • Declaração da situação atual na Instituição de Ensino Superior;
    • Situação quanto ao ENADE.

30% de Desconto para Transferências Externas:

Desconto válido somente para mensalidades do primeiro semestre de 2020/1 e para alunos admitidos pela forma de ingresso "Tranferência Externa". Exclusivo para cursos presenciais, exceto: Administração - GIL, Ciências econômicas- Campus POA, Design, Direito - Campus POA, Gastronomia, Medicina, Realização Audiovisual e Relações Internacionais.

30% desconto para alunos novos EAD:

Alunos novos matriculados nos cursos EAD recebem um desconto de 30% no primeiro semestre 2020. O benefício é gerado automaticamente, então não é preciso encaminhar solicitação.

Observações sobre o ingresso de estudante proveniente de Instituição de Ensino Superior Estrangeira:

Candidatos estrangeiros deverão apresentar a seguinte documentação: comprovante de regularização de situação no País; Histórico Escolar do Curso Superior de Graduação, contendo os dados de ingresso na Instituição de origem e relação das disciplinas/atividades acadêmicas cursadas, com a respectiva avaliação (graus finais/conceitos) e carga horária; declaração de equivalência do Ensino Médio expedida pelo Conselho Estadual de Educação, acompanhada por uma cópia autenticada do Histórico Escolar na língua original e em uma via traduzida, conforme exigência legal.

• O candidato brasileiro que concluiu o Ensino Médio ou equivalente no Exterior, no âmbito do Mercosul, deverá apresentar Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio na língua original.
  • O candidato brasileiro que concluiu o Ensino Médio ou equivalente no Exterior, fora do âmbito do Mercosul, deverá apresentar Declaração de Equivalência (fornecida pelo Conselho Estadual de Educação) e Certificado de Conclusão e Histórico Escolar na língua original e em uma via traduzida, conforme exigência legal.

Os documentos emitidos por Instituição estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado (exceto o obtido em países do MERCOSUL e os versados em língua espanhola). O Histórico Escolar deverá ser apostilado no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia (Resolução CNJ nº. 228, de 2016, do Conselho Nacional de Justiça) ou autenticado por autoridade consular competente, no caso de país não signatário.

São Leopoldo

Porto Alegre

EAD

Híbrido

Diplomado - Segunda Graduação

É o ingresso do aluno já graduado em algum curso superior de Graduação regular, na forma da Lei, na Unisinos ou em outra Instituição de Ensino Superior e que pode requerer ingresso em um Curso da Unisinos.

• Diploma de Curso Superior de Graduação, frente e verso;
  • Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar do Ensino Médio (2º Grau) ou de curso equivalente.
  • Histórico Escolar da Graduação atualizado, contendo relação das disciplinas/ atividades acadêmicas cursadas, com a respectiva avaliação (graus finais ou conceitos) e carga horária;

São Leopoldo

Porto Alegre

EAD

Híbrido

Aluno Não Regular

A solicitação e a matrícula estão abertas a qualquer pessoa da comunidade que tenha concluído o Ensino Médio e deseja cursar disciplina(s) sem vínculo com um curso de Graduação da Unisinos.

O candidato deverá informar a(s) disciplina(s)/ atividade(s) que deseja cursar. Consulte aqui os cursos e suas grades curriculares.

Valor da mensalidade:

Na composição do valor a ser pago pela(s) disciplina(s)/ atividade(s) em que o aluno estiver matriculado, será considerado o valor médio do crédito de acordo com o tipo de curso (bacharelados, tecnológicos e licenciaturas) e a modalidade de ensino (presencial ou a distância).

Para esta modalidade, a Universidade não concede bolsas ou incentivos.

• Registro Civil (Nascimento ou Casamento);
  • Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) ou de curso equivalente;
  • Histórico Escolar da Graduação atualizado, quando necessária a comprovação de cumprimento de pré-requisito;
  • Caso necessário, será(ão) solicitado(s) conteúdo(s) programático(s) de disciplina(s) cursada(s) se a(s) atividade(s) possuir(írem) pré-requisito.

Você já é aluno? Escolha uma das opções abaixo!

Avise-me

Cadastre-se e receba via e-mail informações sobre o Extravestibular.