0 Comentário em 3 - outubro - 2014

Mais de 200 pessoas acompanharam a abertura do 4º Seminário Futebol e Desenvolvimento, realizada no saguão da biblioteca Unisinos. As autoridades presentes destacaram a importância deste espaço de debates e a valorização de temas como a questão de gênero no futebol.

Na mesa de abertura os adolescentes do PEI apresentaram a sua experiência no Mundial de Futebol de Rua, após a ex-jogadora de Futebol Aline Pellegrino contou sua trajetória no esporte. Finalizando a mesa, a prof. Dra. Silvana Vilodre Goelnner, uma das maiores referências no debate da questão de gênero no esporte. No espaço também foi montada a exposição ” Liga da Canela Preta”, que  retrata a experiência de uma liga fundada por negros na cidade de Porto Alegre, quando estes foram segregados pela liga metropolitana (dos “brancos”).

O Segundo dia iniciou com a excelente fala do Prof. Marcelo Noronha, através de seus resultados em pesquisas sobre a participação de mulheres em torcidas de futebol conseguiu ampliar o debate. Os workshops sobre futebol e gênero, com o coletivo Guerreiras Project e Futebol de Rua com a equipe do PEI, proporcionaram momentos  de grande troca entre os presentes.

Na parte da tarde uma já  tradicional mesa com apresentações de experiências bem sucedidas no futebol, projetos e ações da região contaram como funcionam e que futebol desenvolvem.

Encerramos mais esta edição com a certeza que um outro futebol é possível, e que este é um espaço fundamental para encontro e troca de experiências .

Agradecemos o apoio da Fundação de Esporte e Lazer do RS, do Polo Regional de Desenvolvimento do Esporte – Unisinos, do Centro de Cidadania e Ação Social – Unisinos, Centro de Memória do Esporte – ESEF/UFRGS e Guerreiras Project.

blog2

 

 

As fotos do Evento estão no Flickr  do PEI

Confira também a matéria no Site da Universidade

 

categorias: Aconteceu, Destaque

Deixe uma resposta