0 Comentário em 6 - agosto - 2012

Em meio a mais uma edição dos jogos olímpicos o termo “Espírito Olímpico”, toma conta dos debates e dos meios de comunicação.  Mas o que é  Espírito Olímpico? 

Para entender esta “Entidade” tão comentada de quatro em quatro anos recorremos ao conceito de Olimpismo:

O Olimpismo é caracterizado com a filosofia que inspirou o renascimento dos Jogos Olímpicos e que orienta o Movimento Olímpico da Era Moderna. A Carta olímpica, instrumento básico de natureza constitucional que estabelece os Princípios Fundamentais e os valores essenciais do Olimpismo, sintetiza esta idéia da seguinte forma: ” Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina em um conjunto equilibrado as qualidades do corpo, da vontade e da mente”. (International Olympic Comitee, 2007)

Segundo o documento, o Olimpismo combina educação e cultura visando “criar um modo de vida baseado na alegria do esforço, no valor educacional do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais”.

Seu objetivo é “colocar o esporte a serviço do desenvolvimento harmonioso do homem, com a visão de promover uma sociedade pacífica  preocupada com a dignidade humana.” (International Olympic Comitee, 2007)

É importante salientar que o Olimpismo envolve valores de participação e cooperação e tem como foco não apenas os atletas de elite, mas todas as pessoas. Soma-se a isso o fato do olimpismo conceber o esporte não somente como uma atividade, mas como uma influência formativa, contrinuindo para o aprimoramento das características individuais da personalidade e da vida social.

Que este conceito nos ajude a esclarecer e trabalhar melhor a idéia de Espírito Olímpico, para que em 2016, quando seremos anfitriões dos jogos, não tenhamos que acompanhar novamente manchetes como estas:

 

categorias: Reflexão

Deixe uma resposta