Na última edição do Jornal do Educador, da AABB Comunidade, há uma matéria relatando uma forma de captação de recursos para projetos sociais praticada pelo Programa AABB Comunidade de Santo Ângelo.
A partir de parcerias a prefeitura da cidade, por meio do Fundo da Infância e do Adolescente, e com o Ministério do Esporte, o programa da AABB Santo Ângelo angariou fundos provenientes do Imposto de Renda (IR) a serem revertidos para o Programa. Conforme a reportagem explica, “isso só é possível porque a atual legislação do Imposto de Renda (IR) permite que o contribuinte pessoa física doe e reduza até 6% do imposto devido em favor do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.” Para as empresas, no caso das pessoas jurídicas, também é possível doar, porém, apenas até 1% do imposto devido. E por estar cadastrada no Fundo do município, a AABB Santo Ângelo, assim como outras entidades de assistência da cidade, está apta para receber essas doações.
“Ao passo que o montante repassado pela Prefeitura só deve ser destinado para a manutenção das atividades, como compra de materiais, organização de gincanas, atividades fora da AABB, etc., o recurso vindo do Ministério pode ser destinado à construção de espaços que tragam benefícios aos educandos.”
O formato é simples e pode ser aplicado em todo o território nacional, mas alerta-se para a busca de informações referentes às possibilidades que cada município oferece. Conforme o presidente da AABB Santo Ângelo, Nairi Oscar Marciano Machado, explica na reportagem “cada cidade possui seus próprios critérios, por isso, é necessário ficar atento às oportunidades”.
Fonte: Jornal do Educador – AABB Comunidade, http://www.aabbcomunidade.com.br/sms/files/file/Educador_47_2011.pdf