Coordenação: Profa. Dra. Flávia Obino Corrêa Werle

No dia 02 de agosto de 2012, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Esteio a Oficina Apresentação do Panorama Educacional do Município de Esteio – 2011/12.

“A exclusão social ocorre, porque, de certa forma todos são responsáveis: pais, professores, instituição, governo, sociedade e por falta de participação dos mesmos, o educando às vezes não tem oportunidade para se desenvolver. Precisamos reestruturar nossa política e construir uma sociedade mais digna e igualitária.” (SILVA, J. F. da. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas. p.84).

A pesquisa é um método que proporciona investigar e aprofundar questões relevantes nas diversas áreas do conhecimento. As professoras ministrantes da Rede Municipal de Esteio estão participando da Pesquisa “Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática” – Unisinos que analisa questões afetas à qualidade e ao rendimento escolar dos alunos da Educação Básica. A partir do segundo semestre de 2011, essas professoras levantaram dados com o objetivo de traçar o panorama educacional da rede de ensino de Esteio, sua problemática e os impactos das políticas públicas na qualificação da rede escolar. Os dados coletados precisam ser compartilhados através de um retorno efetivo entre Universidade e os locais onde foram realizadas as pesquisas. Essa oficina se constituiu num retorno e debate dos dados que caracterizam a própria rede municipal de Esteio. Na verdade, esse momento representou um compromisso da Unisinos com o próprio espaço de pesquisa e uma ponte de diálogo entre o Programa de Pós-Graduação e a rede municipal de Esteio. A avaliação exige articulação de todos os segmentos.

Evento realizado pelo subprojeto: Estudo sobre a Evasão no Ensino Médio e Superior no Município de São Leopoldo.

No dia 20 de Julho de 2012, foi realizado o “Painel Distorção Idade-Série: Questão superada em Escola Pública de Ensino Médio?” na Escola Estadual de Ensino Médio CAIC Madezatti. Esse evento teve como objetivo: problematizar a distorção idade-série presente em escolas públicas do Ensino Médio e discutir o lugar da escola e do corpo docente na construção de estratégias frente à questão de sucesso escolar.

Confira todas as fotos do evento no facebook

No dia 25 de junho de 2012, foi realizada uma reunião com a presença dos pesquisadores da Unisinos e da Unesp, campus Marília, por videoconferência.

Confira todas as fotos da reunião no facebook.

 

 

No dia 15 de junho, às 14 horas, na sala 01 da Unidade de Serviços Acadêmicos, o subprojeto Estudo sobre a Evasão no Ensino Médio e Superior no município de São Leopoldo/RS realizou uma apresentação, com o professor Ricardo Vitelli, sobre os resultados do estudo sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Básica para professores e interessados da comunidade interna da Unisinos.
O objetivo do encontro foi apresentar e discutir os resultados do estudo. Neste momento, quando a discussão dos resultados foi sugerida, se pensou na ampliação do público e demais áreas e setores da universidade, em função da importância dos resultados para o desenvolvimento das atividades de outras áreas que tem contato direto com alunos do Ensino Médio ao chegarem à Unisinos.
Estiveram presentes no encontro: Ricardo Vitelli, Rosângela Fritsch, Janira Silva, Maria Helena Enriconi, Cleonice Rocha, Denise Vieira, Aline Tesser e Martha Silva.
Observatório de Educação esteve presente no VII Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, na Universidade de Aveiro – Portugal.
A professora Berenice Corsetti esteve em Portugal, na Universidade de Aveiro, nos dias 26 e 27 de abril de 2012, para participar do “VII Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar – Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?” A professora apresentou a comunicação intitulada: “Gerencialismo ou gestão democrática: o Banco Mundial e a avaliação da educação básica num estudo de caso no município de Novo Hamburgo/RS, Brasil”.
O simpósio lançou a discussão sobre questões fundamentais para a educação, nomeadamente a esfera público/privada da educação, a competição e a colaboração entre escolas.
Para mais informações acesse a página de apresentação do simpósio.