No dia 7 de dezembro, além do lançamento do livro ‘Dialogando com Jessé Souza’, organizado pelo Pe. José Ivo Follmann, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, da Unisinos, realizou outra solenidade. A formatura de 21 jovens, do curso de Inclusão Digital Afrodescendente, ministrado pelo educador Cristiano Rafael Silveira, e de 12 jovens, do curso de Inglês, ministrado pelo educador André Felipe Pacheco, encerrou as atividades do Núcleo no ano de 2018.
Os cursos são ofertados pelo NEABI Unisinos, para sujeitos afrodescendentes e brancos empobrecidos, da cidade de São Leopoldo. A proposta das aulas de Inclusão Digital, é que a partir da vivência com os meios de tecnologia, os participantes tenham a possibilidade de desenvolver o aprendizado tecnológico, criando assim uma consciência identitária.
Educadores André e Cristiano fazendo a entrega de certificados.
Segundo Cristiano, o curso também tem o objetivo de facilitar o acesso dos alunos a oportunidades dentro do mercado de trabalho. ”Que eles possam participar das aulas e desenvolver o processo de consciência identitária afrodescendente a partir de técnicas e metodologias, que compreendem o aprendizado dos programas word, power point, excel e formação cidadã”, diz o educador.
Já o curso de inglês tem a proposta de oferecer uma língua adicional aos participantes. A ideia é que os alunos, ao final das aulas, saiam compreendendo o novo idioma, a partir de metodologias de produção oral e escrita.
Na ocasião, cada jovem recebeu um certificado, após a cerimônia ocorreu uma confraternização com as famílias dos formandos.