0 Comentário em 30 - setembro - 2012

Fonte: The Refugees of Parga, 1831, de Francesco Hayez (1791-1882); retirado do domínio público da Wikipédia, 2012, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francesco_Hayez_-_The_Refugees_of_Parga_-_WGA11213.jpg

Nos próximos dias 18 e 19 de outubro, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Unisinos, realizará o simpósio “Refugiados, universidade e direitos humanos no contexto de sociedades em movimento”. O evento será no mini-auditório da Biblioteca central da Unisinos.

De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil abriga cerca de 4.500 refugiados, de 77 nacionalidades diferentes. No Rio Grande do Sul vivem cerca de 250 refugiados, a maioria de origem colombiana e palestina. Esta população é atendida pela Associação Antônio Vieira (ASAV), em 13 diferentes municípios do Estado. Os refugiados que vivem no Estado são beneficiados pelo Programa de Reassentamento Solidário, implementado pelo governo federal com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e da sociedade civil. O programa foi concebido para proteger refugiados que são perseguidos ou não apresentam condições de integração no primeiro país de refúgio. Cerca de 10% dos refugiados no Brasil fazem parte do Programa de Reassentamento, e a maior parcela da população de refugiados  reassentados  no país reside no Rio Grande do Sul. A legislação brasileira garante a todos os refugiados e solicitantes de refúgio a documentação necessária para trabalhar regularmente no país (como Carteira de Trabalho, CPF e documento de identidade). Mas muitos refugiados enfrentam dificuldades específicas para conseguir emprego, como domínio do idioma português, baixa capacitação profissional e desinformação sobre o tema do refúgio por parte de empregadores, dos sindicatos e do próprio Poder Público.

A realização deste evento na Unisinos visa analisar a relação refugiados, universidade e direito humanos no contexto de sociedades em movimento. Visa, por isso, inaugurar um conjunto de atividades de pesquisa e de ações em prol dos Direitos Humanos, em especial a causa dos refugiados.

Confira a programação completa do evento aqui.

Os interessados em apresentar resumos acadêmicos no simpósio devem atentar para o prazo de chamada de trabalhos, que se encerra no próximo dia 08 de outubro. As normas para submissão de trabalhos podem ser verificadas aqui.

O I Simpósio “Refugiados, universidade e direitos humanos no contexto de sociedades em movimento” é uma promoção da Cátedra Sergio Vieira de Mello Unisinos, em parceria com o ACNUR, a Unisinos, os cursos de Filosofia e Relações Internacionais da Unisinos, bem como com o Núcleo de Direitos Humanos da Unisinos. O evento conta com o apoio da Associação Antonio Vieira (ASAV), do CONARE, da CAPES e do curso de Direito da Unisinos, e os seus organizadores são os professores Alfredo Santiago Culleton, Fernanda Bragrato, Gabriela Mezzanotti e Inácio Helfer. O comitê científico para a avaliação dos trabalhos inscritos é composto pelas professoras Fernanda Bragato e Gabriela Mezzanotti, e pelo professor Inácio Helfer.

Maiores informações para a chamada de apresentação de trabalhos, através do e-mail: csvmunisinos@unisinos.br

categorias: Agenda, Destaque

Deixe uma resposta