Etapa 4 – Indicadores Socioeconômicos e a Política de Saúde no Vale do Rio dos Sinos

O posicionamento político forte e a especificidade técnica marcante foram os pontos altos da participação da Gerente Regional do DATASUS/RS – Ministério da Saúde Veralice Maria Gonçalves na Etapa 4 do módulo II do Fórum sobre Indicadores Socioeconômicos e Políticas Públicas: realidades e possibilidades para o Vale do Rio dos Sinos – Indicadores Socioeconômicos e a Política de Saúde no Vale do Rio dos Sinos.

Navegando entre os conceitos da saúde no Brasil, os princípios do Sistema Único de Saúde e os indicadores da saúde no sistema DATASUS, a apresentação trouxe à tona necessidade de uma desagregação dos dados permitindo que se mostrem as diferenças entre os grupos, possibilitando assim o aperfeiçoamento das políticas públicas de desigualdade social.

Outro fato relevante trazido por Veralice é o papel que a saúde desempenha como sensor crítico das políticas econômicas em desenvolvimento tornando-se imperativo discutir saúde segundo políticas intersetoriais. Pois, a saúde desvela-se como frente de expansão estratégica para a economia e para a política social.

Na segunda parte da noite o jovem pesquisador Vagner Santos da Escola de Saúde Pública/RS apresentou dados de sua pesquisa realizada na cidade de São Leopoldo, que teve como objetivo principal o levantamento de informações que subsidiem a elaboração do mapeamento da atuação das instituições governamentais e não-governamentais envolvidas na atenção em saúde mental considerando os seguintes aspectos: objetivos, atividades, rotinas de atendimento, composição e qualificação dos recursos humanos e infra-estrutura física e financeira no município pesquisado.

Postagem: Fórum sobre Indicadores socioeconômicos e políticas públicas: realidades e possibilidades para o Vale do Rio dos Sinos.

Uma resposta

  1. murilo bernardes disse:

    gostaria de saber qual a média de filhos por mulher na década de 60.

Deixe uma resposta