Após muita discussão sobre a questão da aceitação na Igreja católica de pastores anglicanos, um blog anglicano gerou discussão no Reino Unido e nos EUA.

O The Beaker Folk of Husborne Crawley chegou ao site da importante revista jesuíta America, dos EUA, e do jornal The Guardian por postar um gráfico-resumo sobre como funcionará essa “transferência” assinada tanto por Bento XVI quanto pelo reverendo Rowan Williams, primaz da Igreja Anglicana.

De uma forma bem humorada, o autor tentou resumir a questão, publicando o gráfico dirigindo-se aos pastores anglicanos (anglocatólicos ou evangélicos) indecisos. Porém, ele teve que apagá-lo de seu blog, devido às reações. Diz ele:

“Em vez de uma piada compartilhada com poucas pessoas que entendem o meu senso de humor e a minha ‘real’ visão sobre as coisas (eu espero), comecei a receber centenas de visitantes que não sabiam nada de mim. Alguns podem ter sentido uma ofensa profunda, e eu nunca quis causar isso”.

“Muitos anglocatólicos – continua o autor – têm pela frente um tempo muito sério e perturbador. Um tempo em que suas crenças mais profundas sobre o que significa ser padre e sobre a função da Igreja serão mudadas. Em suas consciências, eles terão que contrabalançar seu chamado ao sacerdócio e suas crenças sobre a essência da Igreja com os potenciais sacrifícios de dinheiro e/ou do tempo mesmo que suas famílias poderão sofrer. Os anglicanos devem rezar por eles, concordando ou não.”

Mantendo o seu senso de humor, publicamos aqui uma versão do gráfico traduzida para o português:



(por Moisés Sbardelotto)

Deixe uma resposta