A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com o desenvolvimento de materiais ou componentes associados a áreas como medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia de materiais.

Essa é uma área promissora e que já vem demonstrando resultados surpreendentes. Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma vida melhor ao homem.

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU já vem abordando o tema da nanotecnologia e do futuro da ciência com bastante frequência, podemos encontrar diversas publicações sobre essa questão em nosso site. Além disso, está disponível para os leitores da IHU On-Line a revista “Nanotecnologias: possibilidades incríveis e riscos altíssimos, edição nº 259”que aborda o tema.

Para compreender ainda mais as surpreendentes mudanças que estão ocorrendo nessa nova era de revoluções da ciência, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promoverá o XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, que ocorrerá nos dias 21 a 23 de outubro.

Uma das atividades do XIV Simpósio Internacional IHU será uma mesa-redonda intitulada: “Nanotecnologia e regulação no Brasil”. Os convidados a debaterem sobre o tema são o Deputado Federal Sarney Filho, o Prof. Reginaldo Pereira e o Prof. Wilson Engelmann.

A atividade se dará no dia 21 de outubro, no Auditório Central da UNISINOS. O debate será a partir das 10h da manhã e se estenderá até as 12h. Saiba mais sobre o evento!

Conheça os participantes da mesa-redonda:

Deputado Federal Sarney Filho

Deputado Federal do Partido Verde (PV), Sarney Filho atua como defensor dos interesses do Estado do Maranhão e trabalha em prol das regiões Norte e Nordeste. Sarney Filho possui atuação na defesa do meio ambiente, sobretudo nas discussões para prevenção de incêndios florestais e agressões às unidades de conservação e ações de biopirataria. Atualmente, é conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA-MMA).

Professor Reginaldo Pereira

Reginaldo Pereira é professor de Direito da Unochapecó. Recentemente apresentou sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A tese intitulada “A democracia e sua reinvenção para processos decisórios sobre os riscos da nanotecnologia” tem como objetivo analisar os limites da democracia representativa moderna e a necessidade de sua reinvenção.

.

Professor Wilson Engelmann

Professor do curso de graduação e do PPG em Direito, Wilson Engelmann faz parte do quadro de docentes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS há mais de 20 anos. Ex-coordenador do curso, hoje ele coordena uma pesquisa sobre direitos humanos e nanotecnologias.

Interessados em participar escrevam seus trabalhos aqui.

Suélen Farias