Entre os convidados para o “XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana”, está o francês Frédéric Gros. O tema abordado pelo professor será “O direito dos governados”.

Frederic 2

Gros leciona Filosofia da Universidad Paris VII e no Instituto de Estudos Políticos de Paris e é um reconhecido especialista do pensamento de Michael Foucault e da história da psiquiatria. É autor de obras de referência como: “Foucault et la Folie”, “Foucault, Le courage de la vérité” e “Etats de violence”.

Em 2008, Gros concedeu entrevista a uma revista brasileira sobre “novas noções de guerra”, quando salientou que “Os conflitos pós-modernos vão pressupor atores novos: mercenários, organizações não-governamentais, exércitos internacionais, máfias”, declarou. “É uma nova lógica que se forma. Enfim, falo de um princípio de midiatização para referir a importância da imagem nos conflitos contemporâneos: é por ela que se decide o sentido das novas violências. O que chamo de “estados de violência” é, portanto, o que é preciso descrever na atualidade contemporânea”, completa.

Frederic 1

Deixe uma resposta