Considerando as vastas implicações e a enorme importância da tecnociência na vida social, profissional e subjetiva, bem como os efeitos e os impactos da tecnologia na sociedade atual, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o XIV Simpósio Internacional IHU. Revoluções Tecnocientíficas, Culturas, Indivíduos e Sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.

O Simpósio acontece entre os dias 21 e 23 de outubro e traz diversos nomes de relevância nacional e internacional na área da tecnociência e tecnocultura. Entre eles está Irene de Araújo Machado, Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e que atua no PPG Meios e Processos Audiovisuais, onde ministra as disciplinas de Semiótica da Comunicação e dos Sistemas Audiovisuais e orienta pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Com doutorado em Letras, mestrado em Comunicação e Semiótica, é líder do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação e coordenadora do GT Comunicação e Cultura da COMPÓS.

A Profa. Dra. Irene Araújo Machado participará do primeiro dia de conferências simultâneas do Simpósio, que acontecerá das 14h30min às 16h30min do dia 21 de outubro. Ela abordará o tema “McLuhan, tecnocultura e midiatização no contexto das revoluções tecnológicas”.

Já é possível se inscrever no “XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea” para assistir essa e diversas outras palestras.

Caso queira conferir a programação completa, clique aqui.

Revista IHU Online – 100 anos de McLuhan

A descoberta dos objetos e a experiência de uma “virada não humana”

Fenômenos imagéticos audiovisuais contemporâneos. Entrevista especial com Cybeli Moraes