A biotecnologia reúne elementos da genética, biologia molecular, bioquímica, engenharia química, robótica, bioética, biodireito, entre outros, para a produção de materiais utilizados na indústria, na medicina ou na agricultura.

Entre estes, a agricultura é um dos que mais é estudado, já que as pesquisas buscam a modificação de genes para desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente ou para torná-los mais tolerantes a certos tipos de herbicidas.

Este é um dos assuntos que a Profa. Flávia Costa, doutora em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires – UBA, irá tratar durante a conferência “Corporeidade e biotecnologias”, evento que faz parte do XIV Simpósio Internacional IHU – Revoluções Tecnocientíficas, Culturas, Indivíduos e Sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.

Professora e pesquisadora na mesma Universidade e no Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES), na Universidad Nacional de General San Martín (UNSAM), é coordenadora do seminário Comunidad, biopolítica, cuerpo, na UBA. É editora da revista eletrônica Papeles de trabajo, do IDAES. É tradutora, junto com o professor Edgardo Castro, de Giorgio Agamben, tendo traduzido O Reino e Glória e A potência do pensamento, entre outros. Pesquisa as relações entre biopolíticas e biotécnicas, no marco do desenvolvimento da episteme das informações, das transformações e da governabilidade ao longo do século XX. Escreveu Las anfíbias (Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2009) e é tradutora com Edgardo Castro e Mercedes Ruvituso de Homo sacer (Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008).

Sobre o XIV Simpósio Internacional

XIV Simpósio Internacional IHU – Revoluções Tecnocientíficas, Culturas, Indivíduos e Sociedades busca analisar o sentido, as implicações e os desafios teóricos e práticos da contemporaneidade tecnocientífica para a vida, como os impactos da tecnociência no conceito de natureza humana e os novos modos de produção sobre a vida humana e o planeta. A programação completa pode ser conferida aqui.

Interessados em participar escrevam seus trabalhos aqui.