O “XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea” convida a comunidade científica e os pesquisadores das áreas de Ciências Humanas, da Saúde, Tecnológicas, Exatas, da Comunicação, Jurídicas, Econômicas e Administrativas para participarem do evento através da apresentação de trabalhos científicos.
Além das conferências, mesas-redondas, conferências simultâneas, minicursos simultâneos e exibição de filmes, será oportunizada a apresentação de trabalhos científicos, com o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica e transdisciplinar que auxilie a pensar o sentido, as implicações e os desafios teóricos e práticos da contemporaneidade tecnocientífica para a vida.
No site do evento é possível encontrar a convocatória com as normas para envio de trabalhos, que devem ser inscritos de acordo com os Eixos Temáticos do Simpósio:
1. Tecnociência, governo da vida e biopolítica
As implicações entre biopoder, biopolítica, sociedade tecnológica, domínio da técnica, tensão entre controle total e democracia virtual, impactos da tecnociência no conceito de natureza humana e dos novos modos de produção na vida humana e no Planeta.
2. Saúde coletiva e avanços tecnocientíficos
Os impactos da medicalização da vida, das produções tecnológicas e biomédicas, das questões de gênero e dos processos de subjetivação, a incidência das tecnologias relacionadas à saúde nos processos de subjetivação e nos modos de vida, as tecnologias e o imperativo de ser saudável, conexões da medicina com outras áreas, tecnificação versus humanização do parto, soluções sintéticas, biologia sintética, farmacologização da saúde e da psiquiatria.
3. Desafios jurídicos na tecnociência contemporânea
O encontro da autonomia, do corpo, da subjetividade e das coletividades com direitos, distinções e impactos das novas tendências tecnocientíficas da sociedade. Especialmente no que se refere aos debates sobre propriedade intelectual e common rights, copyleft, produção de conhecimento, direitos tradicionais, defesa do sujeito na sociedade tecnológica.
4. Processos produtivos e revoluções tecnocientíficas
As aplicações de processos produtivos contemporâneos como nanotecnologia, biotecnologia, automação, robótica, neuroinformática e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs em novas modelagens do conhecimento em rede, dos impactos da internet e dos modelos e técnicas de gestão. Assim como as implicações econômicas, as possibilidades da mobilidade urbana, os impactos ambientais e o conceito de cidades sustentáveis na atualidade.
5. Educação no contexto das novas tecnologias
As novas formas dos indivíduos de perceber a si mesmos no contexto de uma sociedade midiatizada, outros modelos de ontologias tecnológicas e de processos de subjetivação, modelos de ensino, aprendizagem cinestésica, impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs na aprendizagem, nas relações e nas técnicas pedagógicas, educação conectiva, desafios da educação frente a novas modelagens da vida e do conhecimento, reprodutibilidade livre de conhecimento, conhecimento compartilhado.
6. Processos midiáticos e conectividade
Os impactos das tecnologias telemáticas na sociedade, crescente midiatização das relações virtuais, midiatização como processo social, midiatização como novo ambiente existencial e cultural, lógica conectiva, iniciativas colaborativas via internet, estudos de redes, cybercomunicação, web e modos de ser, redes sociais, revolução digital.
7. Ética e sociedade tecnocientífica
Os desafios, os problemas e os dilemas éticos de viver num mundo em que as tecnologias não são apenas instrumentos a usar, mas nosso próprio viver em comum, implicações éticas dos processos socioculturais de subjetivação sobre a identidade das pessoas, sobre o modo como elas se autocompreendem e sobre o modo de viver em sociedade, o humano na idade da técnica, niilismo e esperança.
O envio de trabalhos pode ser feito até o dia 15 de setembro para o e-mail simposioihu@unisinos.br. Para mais informações acesse:
Para ler mais: