Foto: brasildebate.com.br

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o Ciclo de Estudos O Capital no Século XXI – uma discussão sobre a desigualdade no Brasil.

O evento terá como base de discussão o livro O capital no século XXI do economista francês Thomas Piketty. Dividido em seis encontros, o Ciclo abordará, em seu primeiro dia, especialmente as principais ideias da obra.

O convidado para a conferência intitulada Um panorama das principais ideias do livro O Capital no Século XXI é o professor de Economia Róber Iturriet Avila. A atividade será no dia 31 de agosto, às 19h30min, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU. Faça sua inscrição e saiba mais aqui.

Em entrevista concedida ao IHUAvila, assim como Piketty, defende que o ajuste fiscal brasileiro poderia ser feito a partir da taxação sobre patrimônio, renda e grandes fortunas porque “tem espaço para aumentar tributo sobre patrimônio e esse tributo impacta menos sobre a atividade econômica e é mais injusto em termos sociais, até porque o Brasil tem uma elevada concentração de riqueza. Assim, seria possível adotar esse tipo de medida ou também tributar dividendos, porque o Brasil é um dos únicos países no mundo que não tributa os dividendos”.

O professor, juntamente com Antônio Tedesco Giulian, escreveu uma resenha sobre o livro de Piketty, e é uma sugestão de leitura prévia à palestra.

Róber Iturriet Avila é doutor, mestre e bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente leciona na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e é pesquisador da Fundação de Economia e Estatística – FEE. Também é colunista do portal Brasil Debate.

Por Nahiene Alves e Cristina Guerini

Para ler mais: