O Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR) promoveu um encontro entre trabalhadores/as sul americanos deste segmento e a Organização dos Catadores da Índia, representada pelas Sras. Sushila Vittal Sabale e Jyoti Mhapsekar, ambas da Aliança Índia de Catadoras, que apresentaram o vídeo “A Dúvida da Natureza“, ainda em edição, além de cantarem e interagirem muito com os presentes.
.
Em suas falas, destacaram a importância do correto manuseio do lixo, aproveitando-se os resíduos sólidos possíveis de serem reciclados e destinando corretamente os orgânicos.
.
“É nosso dever e responsabilidade salvar o planeta Terra dos efeitos nocivos provenientes do indevido tratamento do lixo”, destacou Jyoti. Questionada sobre a possibilidade de queima destes materiais para produção de energia, ela salientou: “Queimar lixo libera toxinas que são letais, tanto para o homem quanto para a natureza. O processo não resulta em bioprodutos favoráveis como o estrume. Além disso, o cálcio, o magnésio e outros minerais importantes do lixo são destruídos. Também perde-se a oportunidade de reciclar o lixo seco…”
.
Enfim, mais um dos importantes momentos de debate e reflexão sobre as questões que envolvem a defesa da justiça social e ambiental, contra a economia verde, a mercantilização da vida e da natureza e em defesa dos bens comuns e dos direitos dos povos, que tem marcado fortemente esta Cúpula dos Povos.
.
Por Célia Severo