Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU refleta sobre a vida de uma das mais importantes místicas cristãs, Hildegard von Bingen.

Em sintonia com a 12ª Programação de Páscoa, que este ano aborda o tema Ética, Mística, Transcendência, o IHU apresenta o filme Visão: Da vida de Hildegard von Bingen (Título Original: Vision: Aus Dem Leben Hildegard Von Bingen – Alemanha, 2009, 106 minutos), de Margareth von Trotta.

O evento terá a presença do Prof. Dr. Prof. Dr. Luiz Antônio Vadico, da Universidade Anhembi Morumbi/SP, e ocorre na quinta-feira, 13-03-2015, às 15h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.  A partir das 17h30 o professor apresenta e debate a película.

Quem foi Hildegard (1098-1179)

Freira alemã beneditina, foi mística, teóloga, filósofa, visionária e abadessa no Mosteiro de Rupertsberg. Em 2012, o Papa Bento XVI a proclamou doutora, sendo ela a quarta mulher a receber este título da Igreja.

Hildegard percebia na natureza a presença de Deus, essa representação divina, era vista como a cura das doenças. A mística compreendia que havia uma interação entre a percepção do homem e a de Deus, e que isto também se dava por meio da interação entre o homem e meio ambiente. Nesse sentido, também defendia a interação entre a medicina grega e a fé.

Margarethe Von Trotta

Margarethe von Trotta, é diretora e roteirista de vários filmes,  entre eles Anos de Chumbo (1981), que retrata a história de Gudrun Ensslin, Rosa Luxemburgo (1986), que aborda a luta da militante socialista, e recentemente dirigiu o filme Hannah Arendt (2013).  Hannah Arendt foi exibido e debatido no ano passado no IHU.


SINOPSE: A história da vida de uma das personalidades femininas mais fascinantes da Idade Média. Escritora, compositora e autora teatral, pregadora e reformadora monástica; como mística, Hildegard foi uma freira beneditina à frente do seu tempo, que criou uma abordagem humanista à devoção e tornou-se revolucionária, baseando sua vida em uma misteriosa inspiração.

Original: Vision: Aus dem Leben der Hildegard von Bingen (2009)

Saiba mais:

Deixe uma resposta