As manifestações urbanas que tem relação com o uso e distribuição do espaço urbanístico, ou que diz respeito à habitação e aos serviços e equipamentos coletivos de consumo, fazem parte dos movimentos sociais urbanos, um dos temas que será debatido na conferência Metrópoles e Multidão: das políticas públicas às políticas do comum, ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Fabiano Mendes. A discussão, que faz parte do Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologia de Governo, será realizada hoje, 07 de maio, a partir das 17h30, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU.

Mendes, doutor em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), é professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Participante ativo de várias atividades relacionadas aos movimentos sociais urbanos, principalmente sobre a proteção e promoção do direito à moradia e à cidade, Mendes também é associado do Laboratório Território e Comunicação – LABTEC / UFRJ.

Sobre o palestrante:

Além de professor acadêmico e participante das atividades de movimentos sociais, Mendes publicou, junto com Bruno Cava, o livro A Vida dos direito. Violência e Modernidade em Foucalt Agamben (2006), é co-editor da Revista Lugar Comum: Estudos de Mídia, Cultura e Democracia (UFRJ). Também já trabalhou como Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, entre 2006 e 2011, tendo coordenado o Núcleo de Terras e Habitação, e realiza investigações em Sociologia Jurídica e Sociologia Urbana.

Atualmente pesquisa Teoria Política e Teoria do Direito com as seguintes ênfases: Teoria Crítica do Direito e dos Direitos Humanos, Direito Comum (Produção Social e Bens Comuns), Direito à Cidade e Criminologia.

Para ler mais: