O ano de 2012 inicia com muitas ideias e atividades na redação da Revista IHU On-Line. Diversas edições já estão sendo preparadas antecipadamente, aproveitando o período de recesso da publicação.

As políticas públicas brasileiras para as mulheres inspiram a primeira edição do ano, prevista para circular em 5 de março, três dias antes do Dia Internacional da Mulher. Uma análise do primeiro ano do governo Dilma deve ser a próxima temática explorada pela revista.

Dando continuidade à série de edições que abordam os biomas brasileiros, a IHU On-Line desenvolve a temática da caatinga. Exclusivamente brasileiro e ocupando 10% do território nacional, esse bioma tem seu nome originário da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco.

A obra do filósofo e antropólogo francês René Girard inspira uma edição que reúne diversas entrevistas com especialistas em seu pensamento. A ideia desse número surgiu de uma entrevista com o historiador João Cezar de Castro Rocha, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ e coordenador da Biblioteca René Girard no Brasil, publicada pela É Realizações.

Outras temáticas em desenvolvimento pela equipe de jornalistas da IHU On-Line são o religioso no cinema e o perdão, assuntos que estão previstos para publicação próximos a Páscoa.

O decrescimento e a questão ambiental, o papel tirânico das finanças e o legado filosófico de Edgar Morin completam a programação da IHU On-Line para os primeiros meses deste ano.

A Revista IHU On-Line existe desde 2001. Anualmente, publica cerca de 40 edições, realizadas por uma equipe de três jornalistas, um editor geral e revisor de língua portuguesa.

Por Márcia Junges

Deixe uma resposta