A tradição Escolástica das Universidades Ibéricas dos séculos XVI e XVII estará presente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS nos dias 2 e 3 de junho. No dia 02-06-2015 ocorrerá o lançamento do livro A Escola Ibérica da Paz nas Universidades de Coimbra e Évora (Século XVI), Vol. II, Coimbra: Almedina, de Pedro Calafate, e um minicurso sobre o tema do livro nos dias 02 e 03 de junho.

Entre os ministrantes dos cursos estão os professores Silvia Maria da Silveira Loureiro e Alfredo Culleton. No lançamento do livro os palestrantes serão: o autor Pedro Calafate, e os professores Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da UNISINOS e Vicente Barretto. Saiba mais aqui.

No evento destacam-se os seguintes objetivos:

– divulgar o pensamento filosófico, jurídico e político da geração de intelectuais, muitos deles jesuítas, das Universidades Ibéricas dos séculos XVI e XVII;

– promover o debate sobre uma nova fundamentação dos Direitos Humanos e o Direito Internacional, na dignidade da pessoa humana, apresentando uma fundamentação humanista do Direito Internacional e estimulando o estudo e pesquisa na área da Escolástica Ibérica e Colonial.

Calafate fez parte, juntamente com José Eduardo Franco, da edição dos 30 volumes das obras do padre Antônio Vieira, tratando e editando mais de 50 mil manuscritos. O autor também concederá uma entrevista à revista, a IHU On-Line.

Por Nahiene Alves

Deixe uma resposta