Para o professor Thomaz Wood Jr., a consciência dos gestores sobre o próprio trabalho é fundamental para entender que interesses estão defendendo. “Um gestor com grande capacidade de realização, mas sem pensamento crítico, pode virar um pistoleiro de aluguel, correndo o risco de servir interesses escusos”, considera o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Thomaz, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line.
.
Carlos Eduardo Lessa Brandão, no entanto, destaca que as empresas precisam ser transparentes e ter responsabilidade sob a sociedade civil. “A sociedade vem, cada vez mais, demandando maior responsabilidade por parte das organizações, especialmente as empresas. Nesse sentido, o autêntico desejo de informar as diversas partes interessadas da organização sobre fatos positivos e negativos, financeiros e não financeiros, evidencia uma postura de maior transparência, necessária para aumentar o grau de confiança nos relacionamentos”, avalia.
.
De acordo com a coordenadora do MBA em Gestão Empresarial da Unisinos, Patrícia Martins Fagundes Cabral“criar uma cultura que incorpore a autonomia como um valor é um desafio substancial: requer tempo, reflexão (por exemplo, ressignificar o “erro”), e sobretudo clareza de informações e transparência de limites, porque a autonomia pressupõe a consciência das nossas possibilidades e das nossas limitações na ação”.
.
Essas três entrevistas fazem parte do debate sugerido para esta semana na edição 421 da revista IHU On-Line. “A administração e a gestão contemporâneas. Racionalidades e desafios” também conta com entrevistas de Arie LewinYeda Swirski de SouzaPatrícia Kunrath Silva.
.
Nos Destaques da Semana temos a reportagem com Arnildo Dilli, o Nildo, que há quase 27 anos, administra seu pequeno mercado no bairro Santo Antônio, da cidade de Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. Além dessas entrevistas, também é possível encontrar sugestões de leituras, artigos e a nossa agenda de eventos.
.
Veja a revista no site da IHU On-Line! Boa leitura!

Deixe uma resposta