Reprodução da obra Noli me tangere,  de Giotto. Fonte: Jornal La Stampa

Marko I. Rupnik, Madalena e o Ressuscitado. Detalhe do mosaico da igreja Os Santos Primo e Feliciano Em Vrhpolje, Eslovênia

Pela primeira vez, hoje, 22 de julho, Maria Madalena é lembrada com festa. A elevação da memória litúrgica de Madalena à festa, pelo papa Francisco, inspira muitas reflexões acerca dessa personagem histórica e do próprio papel da mulher no cristianismo.

Esta, que hoje é considerada “apóstola dos apóstolos”, teve, por muito tempo, sua figura encoberta pela má interpretação dos textos bíblicos. Passou de seguidora fiel à prostituta e pecadora arrependida. Com esse reconhecimento, o papa traz à tona a imagem daquela que foi a responsável por transmitir o anúncio que representa o ápice da fé cristã: a “boa nova”, a ressurreição do Deus que se fez homem.

Inspirado por esses movimentos de resgate da importância feminina no cristianismo, através da figura de Maria Madalena, a edição número 489 da IHU On-Line reflete sobre o tema. A revista, intitulada Maria de Magdala. “Apóstola dos Apóstolos”, tem como eixo central a presença desta importante mulher na história dos cristãos. O número conta com diversas entrevistas que reconstituem as múltiplas faces de Madalena e sua inspiração para o cristianismo.

Entre os entrevistados estão Elizabeth Johnson, que destaca a importância de uma mudança na perspectiva das análises feministas nos textos bíblicos para valorizar as mulheres da Igreja primitiva e inspirar as mulheres de hoje; Lilia Sebastiani, que recupera a transformação da imagem da discípula a partir das interpretações das escrituras; e Wilma Tommaso, que analisa Maria de Magdala a partir das artes criadas sobre ela ao longo do tempo. A edição também conta com um artigo do Cardeal Gianfranco Ravasi, que define Madalena como uma pessoa “espiritualmente elevada à Sabedoria transfigurada”.

Reprodução da obra Cristo morto sorretto da san Giuseppe con la Madonnna e la Maddalena, de El Greco

Em seu portal, o IHU repercute o assunto através de diversos artigos e notícias que recuperam essa importante personagem bíblica, que é citada em todos os evangelhos do Novo Testamento.

Por Cristina Guerini e João Vitor Santos

Veja mais…

Veja também…

Algumas imagens que fazem parte da galeria (a galeria completa está disponível na entrevista)  disponibilizada pela professora Wilma, que aprofunda a construção de Maria Madalena através das imagens criadas em cada tempo:

Carlo Crivelli (1430-1502). Santa Maria Madalena, 1478. National Gallery, Londres

 

 

 

Deixe uma resposta