Discutir a atualidade e importância da obra do filósofo e historiador francês René Girard (foto) é a proposta da IHU On-Line desta semana. Pensador radicado nos Estados Unidos, professor emérito da Universidade de Stanford, ele é reconhecido mundialmente pela formulação do conceito de desejo mimético e por localizar no bode expiatório e na violência a fundamentação do fenômeno religioso.
.
Dentre os entrevistados da 393ª edição da revista, está James Alison, teólogo católico, sacerdote e escritor, que debate a possibilidade de uma fé para além do ressentimento, a partir das concepções desse filósofo francês. O pensamento de Girard, assinala, traz a chance de se elaborar um novo paradigma da fé. Contudo, observa, só o Espírito Santo seria capaz de arejar a Igreja Católica, ainda muito conservadora.
.
Confira isso e mais na edição da IHU On-Line dessa segunda-feira (21) no site da revista.
Por Márcia Junges, jornalista do Instituto Humanitas Unisinos – IHU