Como podemos compreender o fenômeno da transnacionalização de credos brasileiros? Quais são os contextos em que se inserem? Como a sociedade receptora dessas formas diferentes de fé se relaciona com seus praticantes? Essas e muitas outras questões permeiam o debate da edição 424 da IHU On-Line.

Alberto Groisman, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, examina o Santo Daime como uma “amazonização” do Cristianismo e síntese da religiosidade e subjetividade contemporâneas. A Umbanda e o Batuque no Cone Sul e a estigmatização social de seus praticantes é o assunto de Alejandro Frigerio, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales Argentina e da Universidade Católica Argentina.

Também nessa edição confira a Reportagem da Semana, que  relata a experiência do jornalista Ricardo Machado em uma manifestação que ocorreu em Porto Alegre, RS. Ele descreve assim: “Lentamente esse corpo foi despertando. Primeiro abriu os olhos, depois foi às redes sociais, depois, finalmente, ergueu-se e foi às ruas”.

Na Sala de Leitura confira as dicas de Caio Coelho, mestrando em antropologia, e de Inácio José Spohr, coordenador do Programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC.

Confira essas e outras matérias clicando aqui.

A versão impressa circulará hoje no campus da Unisinos, a partir das 8h.

A todas e a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!