Vem chegando o Natal

Em dezembro 2, 2012 Comentar

“O Advento significa a presença começada do próprio Deus. Por isso, recorda-nos duas coisas: primeiro, que a presença de Deus no mundo já começou e que ele já está presente de uma maneira oculta; em segundo lugar, que essa presença de Deus acaba de começar, ainda que não seja total, mas está em processo de crescimento e amadurecimento”, define-se no Comentário do Evangelho proposto para o dia de hoje. É tempo de contagem regressiva para o Natal, de acender as velas e, principalmente, de refletir.

André Langer, pesquisador do Cepat e parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, reflete em artigo publicado que “o tempo do Advento é tempo de preparação: preparar o coração para acolher a novidade radical que é o próprio Deus irrompendo no mundo. O que requer de nós uma espera vigilante, uma esperança operosa e uma expectativa ativa. Uma espera que é preparação”.

Muito além do espírito natalino em si, a época virou um evento de consumo intenso. As lojas já estão em “advento” há mais de meses. Nesse caso, a presença não é de esperança e de reflexão, mas sim de propagandas “irresistíveis” ao consumidor.

O desafio, então, é abrir os olhos para enxergar que é possível nadar contra a correnteza. Vem chegando o Natal. É tempo de refletir.

Por Natália Scholz

Para ler mais:

 

Deixe uma resposta