O filósofo e teólogo Søren Aabye Kierkegaard , nasceu em 5 de maio de 1813 na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Seus trabalhos falam sobre o existencialismo, a maneira que cada indivíduo deve viver, a questão do comprometimento pessoal, a ética cristã e as instituições da Igreja.

A Revista IHU On-Line nº 418 celebra o bicentenário de Kierkegaard e seu pensamento. O teólogo Márcio Gimenes de Paula aborda o tema das críticas de Kierkegaard ao cristianismo, dizendo que a experiência do cristianismo era algo “humanamente impossível”. Jonas Roos, por sua vez, afirma que “O tornar-se cristão não é um tema entre outros na obra de Kierkegaard, mas o núcleo de seu pensamento, o fio vermelho, por assim dizer, que atravessa toda a sua obra”.

A IHU On-Line também entrevistou Álvaro Valls, professor titular do PPG de Filosofia da Unisinos, Jacob Howland, do departamento de Filosofia da Universidade de Tulsa, nos Estados Unidos,  Poul Lübcke, que leciona na Universidade de Copenhague, entre outros.

Tenha acesso a Revista IHU On-Line, de forma impressa no campus da Unisinos São Leopoldo ou de maneira virtual clicando no link.

Para ler mais:

Deixe uma resposta