A primeira edição dos Cadernos IHU Ideias do ano de 2013 reflete a partir do novo mapa religioso brasileiro apresentado pelo último Censo da IBGE. Quem faz a análise é José Rogério Lopes, professor titular e coordenador do PPG em Ciências Sociais da Unisinos.

A 182ª edição do caderno analisa os dados do Censo 2010 sobre as afiliações religiosas no Brasil, o qual apresenta uma tendência que se acentua nas três últimas décadas, a saber, o declínio dos que se declaram católicos e avanço dos que se declaram evangélicos.

A partir da análise dos novos dados, o autor destaca dois desafios importantes: “O primeiro refere-se à necessidade de as tradições e confessionalidades religiosas traduzirem suas místicas, seus princípios éticos e seus sistemas doutrinários em linguagens acessíveis e atrativas às novas experiências sociais (que muitos autores têm tratado como “novas gramáticas sociais”), sem perder suas “estruturas de plausibilidade”, como bem argumentou Peter Berger (1996), frente aos desafios do secularismo. Nesse caso, o simpósio que o IHU promoveu sobre Igreja, cultura e sociedade  pode ser um marco importante de análise. O segundo desafio é encontrar mediações para ampliar o diálogo inter-religioso, em um campo de concorrência acirrada entre tradições ou denominações religiosas.”

O caderno pode ser adquirido na Livraria Cultural, no campus da Unisinos ou pelo endereço livrariaculturalsle@terra.com.br. A partir do dia 15 de março de 2013 esta edição também estará disponível no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em formato PDF

Deixe uma resposta