“Um evento é sempre muito mais importante do que os textos produzidos durante ele. O encontro de pessoas, as conversas informais, a convivência, as celebrações e os debates… dificilmente podem ser traduzidos em textos. Por isso, entre ler um livro, resultado de um evento, e participar diretamente dele, o mais importante é sempre estar fisicamente presente”, escreve Agenor Brighenti, coordenador da Comissão Organizadora do Congresso Continental de Teologia, que se realizou na Unisinos entre os dias 7 e 11 de outubro de 2012.
Apesar de ideal, a presença física não é uma realidade para todos. Por isso, como maneira de transmitir as ideias abordadas durante os dias do congresso, já está disponível o livro que compila trabalhos científicos previamente selecionados pela comissão organizadora. Os artigos encontrados nessa publicação foram apresentados para os congressistas e estão divididos nos quatro eixos temáticos propostos: Novas interpelações e perguntas, Hermenêuticas cristãs, Práxis e mística, Perspectivas para a teologia.
O livro está dividido em dois volumes que estão disponíveis para download no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Confira!
Para ler mais:
- Congresso Continental de Teologia. Concílio Vaticano II e Teologia da Libertação em debate
- Concílio Vaticano II. 50 anos depois
- Congresso Continental de Teologia – Assista aos vídeos das principais conferências e momentos do evento
- Congresso Continental de Teologia celebra os 50 anos do Vaticano II e os 40 da Teologia da Libertação
- Impressões do Congresso Continental de Teologia
- Congresso Continental de Teologia, algo mais do que um congresso