A 40ª edição do Cadernos IHU traz “São Leopoldo e a ‘Revolução de 1930’: um possível uso da fotografia como documento histórico”, de Tiago de Oliveira Bruinelli, versão da monografia para conclusão de curso em especialização em História do Rio Grande do Sul, pela Unisinos.

No texto, é abordada a documentação fotográfica e a imprensa da época com a intenção de construir um panorama sobre a participação de São Leopoldo durante a “Revolução de 1930”, com foco nos eventos político-sociais e com a finalidade de aprofundar os estudos de como estes eventos influenciaram na política municipal.

Uma contribuição para a memória história da cidade, que hoje é tão distinta política, social e geograficamente da São Leopoldo das décadas de 1920 e 1930.

O autor, atualmente, cursa mestrado na mesma área da sua especialização, desenvolvendo pesquisa sobre a construção biográfica de Lindolfo Collor e as várias apropriações da personalidade, sobretudo pelo município de São Leopoldo.

Cadernos IHU divulga pesquisas produzidas por professores, pesquisadores e alunos dos cursos de pós-graduação, assim como trabalhos de conclusão de acadêmicos dos cursos de graduação, que seguem os eixos de trabalho do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

A publicação estará disponível para download em PDF aqui, a partir do dia 3 de setembro. As publicações podem ser adquiridas na sede do IHU.

Por Mariana Staudt

Deixe uma resposta