Aconteceu nesta terça-feira, dia 25 de agosto, a Oficina “Realidades e Sistema de Informações Geográficas (Quantum GIS)”, ministrada por Roberto Pereira do Nascimento Junior, que atua na equipe de Vigilância Socioassistencial do município de Canoas.

A oficina foi uma atividade promovida pelo Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, com o objetivo de apresentar a ferramenta Quantum GIS, que é um software livre de Sistema de Informações Geográficas utilizado para criar, visualizar, editar e compor mapas com dados georreferenciados. A ferramenta é de acesso gratuito e está disponível para download no sítio: http://qgisbrasil.org/.

Foto: Carolina Lima

Foram apresentados, inicialmente, os conceitos básicos, seguido das orientações sobre a sua aplicação no georreferenciamento e, finalmente, realizado o exercício da construção de mapas. Foi destacada a importância do programa, da mesma forma que incentivada sua utilização na construção de mapas a partir das demandas e interesses conforme as especificidades de cada participante.

Estiveram presentes acadêmicos da Unisinos, assim como professores da rede pública de ensino municipal do município de São Leopoldo. Na avaliação, se falou da importância do conhecimento da ferramenta para auxiliar as atividades de construção dos mapas falados. Este é mais um evento gratuito que se propõe a contribuir com os processos de informação, análise e intervenção nas realidades e políticas públicas.

A próxima Oficina promovida pelo ObservaSinos – IHU acontece no dia 9 de setembro e tem como tema “Indicadores da Realidade e Infográficos”. Essa atividade será ministrada pela Profa. Dra. Juliana Alles de Camargo de Souza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sítio.

Para acompanhar estas e outras atividades, acesse o sítio do IHU.

Nota elaborada por:  Carolina Lima, Marilene Maia e Matheus Nienow

Para ler mais:

Deixe uma resposta