Desde 2007 os moradores de São Leopoldo não precisam mais se preocupar com o destino do óleo de cozinha que usam em casa ou em outros estabelecimentos como restaurantes e lancherias. Nem mesmo precisam jogar o óleo vegetal nos ralos, pois a Associação Mundo + Limpo sabe exatamente o que fazer com ele e como recolocá-lo em uso de uma maneira sustentável e consciente.
O grupo que desde 2010 foi incubado pelo TecnoSociais, é formado e gerido só por mulheres. O projeto foi organizado para gerar emprego e renda. Tendo como alguns de seus objetivos: A autonomia econômica que os moradores do lugar precisam juntamente com a melhora da auto-estima das trabalhadoras e a contribuição no cuidado com o meio-ambiente
Produtos de limpeza ecológicos, feitos a partir do óleo de cozinha que é recolhido em parceria com a Coleta Seletiva do município de São Leopoldo, são produzidos e comercializados na comunidade.
A Mundo + Limpo tem uma meta semanal de vendas para a cobertura dos custos de trabalho e das instalações bem como a divisão das sobras entre os integrantes do grupo. Para que isso seja possível, é necessária a venda de 400 barras de sabão por semana.
“É aí que todos podem ajudar. A Associação está precisando de potes de margarina retangulares de 250 gramas, que são fundamentais para que seja possível a fabricação do sabão, pois servem como formas. A falta desse material afetará diretamente a comercialização dos produtos”, diz Renata Hahn, do Programa TecnoSociais.
Está lançada a campanha Por um Mundo + Limpo, que inicia no dia 16 de novembro e vai até o dia 17 de dezembro. O objetivo é que todos contribuam doando embalagens de margarina para o grupo que precisa de, no mínimo, 250 potes. O ponto de coleta será na recepção do Instituto Humanitas Unisinos (1º piso).
Não deixe de participar, pequenos gestos fazem toda a diferença!
Por Wagner Altes
Em algum ponto, na Unisinos, temos como descartar o óleo de cozinha? Não sou de S. Leopoldo e tenho dificuldade em fazer o descarte!
Olá, Antonio
Entre em contato com o SGA – Serviço de Gestão Ambiental da Unisinos por meio deste sga@unisinos.br, que eles certamente te ajudarão com essa dúvida.