Nesta quarta feira (07) ocorreu na Câmara de Vereadores de São Leopoldo a Sessão Solene em Homenagem aos Sete Anos da Implantação da Coleta Seletiva em São Leopoldo de autoria dos vereadores Nestor Pedro Schwertner e Alexandre Tadeu Schuh, da Bancada do Partido dos Trabalhadores.
Foram agraciadas com certificados várias entidades que, no decorrer destes sete anos, apoiaram e contribuíram para sua implantação e funcionamento. Dentre estas, o Programa Tecnologias Sociais para Empreedimentos Solidários – TECNOSOCIAIS, que é a incubadora de empreendimentos econômicos solidários vinculada ao Instituto Humanitas Unisinos e à Ação Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.
Em sua saudação, o Sr. Mário Selli, responsável pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública destacou a importância da parceria do Tecnosociais / IHU / UNISINOS durante todos esses anos, especialmente pelo trabalho de assessoria realizado junto às Unidades de Triagem e ao Fórum de Recicladores de São Leopoldo, entregando também à técnica da incubadora, Renata dos Santos Hahn, um arranjo de flores por sua destacada atuação junto ao referido Fórum.
A equipe do Tecnosociais tem a clareza de que o protagonismo desta comemoração é dos/as catadores/as e recicladores/as de resíduos sólidos, razão maior da existência do Programa de Coleta Seletiva Compartilhada do município e que muito ainda há para ser feito na busca por melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos/as trabalhadores/as deste segmento.
Neste momento, sentimo-nos honrados com o reconhecimento com que fomos distinguidos, o que nos desafia a prosseguir, mais fortalecidos, na consecução do nosso objetivo, de “promover o desenvolvimento integral dos sujeitos de empreendimentos econômicos solidários, fomentando modelos e tecnologias de intervenção que contribuam para a superação da pobreza através do fortalecimento da economia solidária.”
Partilhamos esta homenagem com todos/as os/as professores/as, técnicos/as, funcionários/as e estagiários/as do Programa que participaram ativamente deste processo nestes sete anos e que contribuíram, de forma decisiva para este momento especial. Assim como agradecemos a participação e engajamento dos/as catadores/as e recicladores/as dos grupos incubados, dos demais integrantes do Fórum de Reciclafdores e do poder público de São Leopoldo.
Este é o primeiro, mas um importante passo, de muitos a serem dados para a consolidação de um Programa de Coleta Seletiva no município que potencialize os grupos de economia solidária em uma dimensão que transcenda o aspecto meramente econômico, potencializando as implicações políticas, culturais, sociais e ambientais.
Entendemos que, em se tratando da economia solidária, o processo deverá ser sempre muito mais que o de gerar trabalho e renda. Trata-se de potencializar um novo ser, um/a cidadão/ã pleno/a e atuante, quer pela participação autogestionária e solidária, como pelas ações que será capaz de desenvolver, na busca por políticas públicas, bem como na construção de estratégias de efetivação de direitos, relações pedagógicas emancipatórias, constitutivas de processos de politização da classe trabalhadora e, consequentemente, da melhoria da sua qualidade de vida.
A todos e a todas, nossos agradecimentos!
Equipe Tecnosociais