Clovis Lugon é um velho conhecido para quem, nos anos 1970, leu com entusiasmo o livro “A República Comunista e Cristã dos Guarani”.

Agora a Editora Expressão Popular publica um livro, posterior, de Clovis Lugon. Trata-se do livro “La République des Guaranis – les Jésuites au pouvoir”. O título em portugues é: A República Guarani.

A tradução é de Alcy Cheuyche, escritor gaúcho e grande entusiasta da experiência missioneira.

O prefácio da edição francesa é de Henri-Charles Desroches. Ele inicia o prefácio com uma pergunta:

“Este livro de Clovis Lugon defende uma tese que alguns julgarão um paradoxo.A República Guarani poderia ter sido simultaneamente comunista e cristã?”. Para Desroches, “a experiência da República Guarani é uma dessas experiências que a história necessita entender”.

A apresentação da edição brasileira é de Antonio Cechin, irmão marista, e assíduo colaborador do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Antonio Cechin recorda que neste ano, 2010, comemoramos os 10 anos do Fórum Social Mundial e o quarto centenário das Missões Jesuíticas do Paraguai.

A revista IHU On-Line desta semana publicará uma resenha do livro feita por Antonio Cechin.

O livro recém publicado é um bom subsídio para o XII Simpósio Internacional IHU Experiência Missioneira: Território, Cultura e Identidade, a ser realizado de 25 a 28 de outubro, na Unisinos.

Uma resposta

  1. […] – UFF, sobre a comunicação para a cidadania na internet, e Antonio Cechin, que comenta o livro A República Guarani, de Clovis Lugon, cuja tradução portuguesa acaba de ser […]

Deixe uma resposta