Nesta terça-feira, 30 de novembro, Arturo Paoli completa 98 anos. Padre e missionário italiano da Congregação dos Pequenos Irmãos de Jesus ordenado em 1940, Paoli chegou ao Brasil no final da ditadura militar, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Nas palavras do monge e teólogo italiano Enzo Bianchi, Paoli “foi e é uma autêntica testemunha do Evangelho nos nossos dias”. Ele “tornou o próprio Jesus presente aos últimos, aos deserdados e aos marginalizados da história: parábola dessa acolhida recíproca foram o pensar, o falar e o agir desse ‘pequeno irmão’ universal”.

O vídeo abaixo, que nos foi enviado pelo Pe. Cyzo Assis, é uma fraterna saudação do Arturo Paoli, que foi mestre e formador de Cyzo nos anos 1980.

“Tive a graça em estar com ele nos dias 08, 09 e 10 de novembro, em Lucca, Itália“, afirma Cyzo. “O primeiro gesto do Arturo, após nossa saudação de chegada, foi solicitar que eu colocasse sobre ele a minha própria cruz peitoral (foto acima). Ele ficou com ela e disse ser atualizada ao juntar no Espírito Santo a Palavra e a Missão. Agora nossa Fraternidade tem um novo e especial membro”.

Segundo Assis, Arturo continua “escrevendo, dando cursos sobre a teologia da libertação, a espiritualidade reinocêntrica e até desafiando gente jovem a ler sobre o socialismo do futuro”.

Assista o vídeo.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/4TT6t7kC3l4" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Para ler mais:

4 Respostas

  1. Paulo Roberto Rodrigues Amorim disse:

    Prezado Amigo Arturo,

    Desejamos a você nesta data muita energia cósmica no Espírito Santo.

    Estamos sempre em busca de seu endereço e há alguns meses Paulo lhe enviou uma mensagem.

    Pe. Arturo, ainda estmaos casados e bem casados, felizes, nosso filho seu xará está com 12 anos e faz a 6° série do ensino fundamental em uma Escola Católica, o Colégio Agostiniano.

    Temos muita saudades, você não imagina a vontade de abraçá-lo … Fizemos uma pesquisa na Internet e descobrimos o dia do seu aniversário, hoje, dia 30/11. Assistimos e vimos você falando e agradecendo. Neste seu dia especial queremos te desejar muitas, muitas felicidades e que Deus lhe conceda continuar a falar, a escrever sobretudo aos jovens.

    Um fraterno abraço dos amigos capixabas de Vitória – ES, Brasil.

    Paulo Roberto, Regina e Arthur.

  2. Marcos Bochehin disse:

    A provocante e, ao mesmo tempo, poética de Padre Arturo em seus livros merecem um público maior.Reeditem. É importante esse resgate, não só aos cristãos, de entender como a vida pode ser vivida na radicalidade. Esse profeta ensinou a, muitos de nós, entender o protagonismo do ser humano, bem como o espaço na igreja a ser conquistado.Suas pregações de tirar nosso marasmo. É hora, livreiros e comunicadores, em dar chance ao que é bom.
    Lembrando que “o deserto é fértil”.
    Parabéns e obrigado, irmãozinho.

  3. Alessandra Ap. de Souza Menger disse:

    Padre Arturo,
    Em primeiro lugar peço sua benção. Acho que não se lembra de mim e do meu esposo Raul, pois faz tempo que não o vemos. O senhor fez nosso casamento no dia 21 de abril de 2001 na capela Nossa Senhora de Fatima, ao lado do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.
    Temos 02 filhas: uma de 5 anos e outra de 7 anos, são lindas!
    Mas estou lhe procurando, pois queria um conselho, uma palavra do senhor que nos abençou naquele dia.Estamos passando por uma crise no casamento e estamos a ponto de uma separação, mas não é o que eu quero.O que eu como esposa posso fazer? Amo meu marido e não quero a separação. Me dê um conselho, uma palavra amiga e agradável como a do senhor. Ore por mim e pela minha família.
    Um abraço de quem sempre te admirou pela força, pela lucidez, pelas homilias dos domingos na Matriz e pela sua fé.

  4. Marciel Teixeira de Oliveira disse:

    Sou um leitor e admirador de Arturo Paoli. Gostaria muito de ter mais informações e dicas de leituras sobre ele. Quem tiver por favor me envie. marcielteixeira@hotmail.com

Deixe uma resposta