Chico Alencar – Deputado Federal PSOL/RJ – esteve hoje na Cúpula dos Povos falando da necessidade de resignificar o socialismo no encontro com a natureza. Ele explicou o que significa socializar. Socializar os meios de produção e de governar, fazer um socialismo planetário trata-se de manter a identidade, integridade e diversidade de todos os seres vivos; de reconhecer as águas como fonte de vida e bem comum, o ar limpo como vital e os solos – montanhas, planaltos, planícies e bosques – livres de dejetos plásticos, tóxicos e radioativos.
.
No Rio de Janeiro só 3% do lixo é reciclado, é muito pouco, o lixo intoxica. É preciso reciclar. Pelo menos cada um de nós devemos fazer a nossa parte. Temos que vincular a luta geral com a postura pessoal, individual, cotidianizar a utopia. Usar o transporte público, coletivo, fazer do necessário o suficiente, cuidar da água que é fonte de energia, buscar a inclusão do campo e da cidade, dos trabalhadores com os estudantes, dos pequenos agricultores que são os que trazem a maior parte dos alimentos para as nossas casas.
.
A Mata Atlântica e o Pantanal estão em um estado de vulnerabilidade, a bancada ruralista, o desmatamento e o agronegócio têm violentado o ambiente. O ídolo do agronegócio é Aldo Rebelo. Ele estava na marcha ontem. Muito obrigada! Mas quando se fala de Belo Monte a palavra de ordem cessa. Quando se fala da Transposição do Rio São Francisco, dos doze milhões de pessoas que passam necessidades no semiárido por da falta de água, o carro diminui o som. Temos que denunciar as contradições.
.
Por Ana Formoso