Foto: Reprodução

O Dia Mundial do Meio Ambiente no Brasil será uma grande oportunidade para apresentar os aspectos ambientais do Desenvolvimento Sustentável nas semanas que antecedem a Conferência Rio+20. Neste dia 5 de junho percebemos diferentes sites falarem de Economia Verde: Ela te inclui? Uma temática que é abrangente global e, ao mesmo tempo, necessita de tomadas de decisões pessoais. Para saber se ela permite realmente a inclusão, é necessário trazer ao debate diferentes questionamentos: o pensar, o sentir de diferentes pesquisadores e pesquisadoras. Durante todo este tempo o IHU tem colaborado com o debate ao trazer a relevância os questionamentos de pensar em uma economia verde ou de ter outras posições.
.
O Brasil é o quinto maior país em extensão territorial, ocupa um lugar de destaque na economia mundial e um lugar de muita vergonha na desigualdade social. Ou seja, o bolo continua estando nas mãos de poucos. Quando se fala de limites necessários nas inovações tecnológicas não é só um pensamento austero, com toda sua densidade ética, mas também um limite necessário para que exista a biodiversidade, a qual também é um dos eixos da economia verde. Estamos pisando num espaço sagrado para a sustentação da vida e da superação da desigualdade social.
.

Foto: Reprodução

A Campanha 10:10 na Unisinos busca melhorar a qualidade de vida no campus, no ambiente acadêmico, visando reduzir a emissão de CO2, água, luz, papel. Estamos buscando contribuir para uma economia verde que esteja vinculada a reduzir o padrão de consumo, assim como apoiar a pesquisa que investe em profissionais diferenciados, que estudem tendo um pensamento relacionado com o ecossistema.

.
A economia verde é um chamado importante para mudanças nos modelos de vida e de relacionamentos, mas para saber se me inclui é importante repensar os desafios levantados. Eis o desafio.
.
Por Ana Formoso Galarraga e Luana Taís Nyland

Deixe uma resposta