Campanha Descarte Certo

Em abril 24, 2013 Comentar

O descarte indevido ou imprudente de resíduos medicamentosos é algo que afeta sensivelmente o meio ambiente e deve ser controlado por meio de planos de prevenção e conscientização desses riscos.

Os usuários de medicamentos geralmente não sabem ou não tem informações o suficiente sobre onde depositá-los depois de expirada a data de validade. Em função disso, grande parte desses resíduos que são descartados indevidamente vem das residências.

Pensando em contribuir para essa conscientização, o Curso de Farmácia da Unisinos está divulgando um projeto para o recolhimento de medicamentos vencidos que estejam nas casas dos professores, alunos e funcionários da universidade. A campanha Descarte Certo visa a prevenção e a redução dos danos causados por esse tipo de lixo quando é deixado junto aos detritos orgânicos sem o devido  encaminhamento.

Cláudia Kuplich Barcellos, coordenadora do Curso de Farmácia, falou que várias atividades acadêmicas também são realizadas juntamente com a campanha, “Os alunos do curso separam os medicamentos das caixas e das bulas. Tudo é pesado e catalogado para só então esses resíduos serem encaminhados para o Serviço de Gestão Ambiental da Unisinos – SGA, que irá levá-los para um aterro sanitário. Tudo é feito com todo o cuidado”.

Os postos de coleta dos medicamentos vencidos se encontram em frente à farmácia Agafarma do Centro Comunitário (informalmente conhecido como “Redondo”) e no posto de atendimento do centro 2.

Leia aqui o folder da campanha.

Por Wagner Altes

Para ler mais

Deixe uma resposta