“O que será amanhã? A Amazônia e sua gente pobre serão amanhã muito diferentes e mais felizes se faltarem vozes corajosas hoje. Se calarmos hoje, como tanto se calou no passado, o futuro será como este presente, triste e sem outras perspectivas que as da desilusão”.

Assim se inicia o prefácio do livro “Amazônia, o que será amanhã? Uma análise crítica sob a ótica dos editoriais na Rádio Rural de Santarém, 2001-2009”, lançado no último dia 23. A Obra do Pe. Edilberto Francisco Moura Sena, que é coordenador e produtor de programas radiofônicos, é o primeiro livro fruto dos editoriais diários produzidos e apresentados na Rádio Rural de Santarém, no Pará.

edilberto livro

Sendo útil, tanto para pesquisas escolares quanto para estudiosos da região, a obra aborda a situação da floresta Amazônica, os movimentos sociais e as políticas partidárias da região e a trajetória do governo Lula. O livro surgiu através de crônicas produzidas a partir do noticiário “Jornal da Manhã”, analisado pelo autor. Na organização dos auxiliares da rádio foram classificados quinze capítulos de crônicas, entre os quais, quatro estão presentes no livro. Os demais serão lançados posteriormente, tratando de assuntos como meio ambiente e hidrelétricas na Amazônia.

Leia mais:

Deixe uma resposta