Águas da sustentabilidade

Em setembro 7, 2012 Comentar

Reservatório onde a água para a limpeza e manutenção de alguns pontos da universidade é armazenada. (Foto: Wagner Altes)

A utilização consciente de recursos naturais pode ser fator determinante para a preservação e manutenção dos espaços, seja em nossas casas, nas ruas ou nas universidades .

Considerando isso, o Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos – SGA, em 2007, implementou o uso de água não-potável, proveniente de dois lagos na manutenção do campus de São Leopoldo.

A lavagem das escadarias do campus, das calçadas e dos vidros dos prédios é toda feita com a água dos lagos localizados nos centros 2 e 7. Susana Brand, secretária do SGA, ressaltou a importância da ação: “Com o uso da água dos lagos evita-se o uso de água potável  para a lavagem das escadarias e para os serviços de jardinagem, por exemplo”.

André Cavalheiro, gerente de infra-estrutura da universidade, falou de outras ações que visam a sustentabilidade que também são feitas e  influenciam sensivelmente o dia a dia do campus.

“Se faz isso para evitar desperdício de água. Nós trocamos as torneiras comuns por torneiras com acionamento hidromecânico, que são as que ao serem apertadas liberam água por um certo tempo. Elas não estragam tão rapidamente. Nós as substituímos por necessidade, quando as que já estão instaladas estragam”.

De acordo com ele, as torneiras dos sanitários, que funcionavam com acionamento por presença foram substituídas em função do gasto com as pilhas que eram necessárias para a operação dos equipamentos.

Jandir Duarte, funcionário da prestadora de serviço que faz a manutenção dos prédios e do pátio do campus, disse que em sua opinião a ideia é boa e deve ser mantida: “O limo que às vezes se acumula nas escadarias é perigoso. Sempre tem que lavar. Com essa água tem menos gasto”.

Por Wagner Altes

Deixe uma resposta