A revista IHU On-Line conta com a editoria Invenção, dedicada a publicar poemas inéditos, com comentários sobre seus autores, desde o número 240, intitulado Projeto de Ética Mundial. Um debate, de 22-10-2007. Como lembrado em sua estreia, seu nome, Invenção, é uma homenagem à revista de poesia publicada pelo poeta Décio Pignatari nos anos 1960. Ela apresentou, ao longo de seus poucos, mais importantes números, nomes como Paulo Leminski e dialoga com a categoria de “poetas inventores”, criada por Ezra Pound, que seriam os homens “que descobriram um novo processo ou cuja obra nos dá o primeiro exemplo conhecido de processo”. Em pleno século XXI, a categoria de “inventores”, no entanto, não é a mais interessante para delimitar o trabalho dos poetas. É importante, nesse sentido, lembrar que a palavra “invenção” remete à própria origem da palavra poesia, em grego: poíesis – ação de fazer e criar alguma coisa.

A partir de hoje, segunda-feira, haverá um link do Invenção no blog do IHU. Para a estreia, selecionamos o poeta Armando Freitas Filho. Carioca, nascido em 1940, Freitas Filho é um dos poetas brasileiros contemporâneos mais importantes. No blog, haverá comentários sobre a obra mais recente dele, Raro mar, e uma retomada de suas contribuições: o poema inédito para o Invenção e a entrevista que concedeu ao sítio da IHU On-Line em 31-01-2008.

Em seguida, teremos a presença de nomes que já participaram (ou não) da editoria da revista, como Augusto de Campos, Ricardo Aleixo e Arnaldo Antunes, com comentários sobre seus trabalhos. Também, como na revista, será aberto espaço para comentários sobre a produção novíssima de poesia no país (incluindo, aqui, indicações de sítios ou blogs de poesia existentes no Brasil). Com isto, mais uma vez, o IHU tentará proporcionar ao leitor e à leitora um contato também com poetas emergentes, através de introduções que falem um pouco sobre os seus escritos, na tentativa de apresentar algo do que se produz hoje no Brasil nesse gênero, como diriam Pignatari e Augusto de Campos, “à margem da margem”. Além disso, haverá comentários sobre publicações poéticas que vão sendo lançadas, além de traduções de poetas estrangeiros, novos ou clássicos.

O texto é de André Dick.

2 Respostas

  1. Cristina Giani disse:

    Parabéns pela “invenção”!

  2. Lucas Luz disse:

    Olá André e Colegas do IHU!
    Muito interessante a iniciativa, e o conteúdo postado até o momento é de leitura agradável e de qualidade. Parabéns!
    Lucas

Deixe uma resposta