Na quinta-feira, 03-10-2014, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU recebeu o professor Alejandro Rosillo Martínez, que proferiu a conferência “Direitos Humanos na América Latina: Ignacio Ellacuría”. O debate teve início às 17h30 e aconteceu na Sala Ignacio Ellacuría no IHU, cujo nome presta homenagem ao filósofo jesuíta assassinado em El Salvador.

Alejandro Rosillo, que têm dois de seus livros publicados sobre o pensamento de Ignacio Ellacuría, afirma: “O pensamento de Ellacuría é um ponto de partida para a realização de uma teoria crítica dos direitos humanos, ele buscava fundamentar a práxis de libertação, constituindo-se em um caminho em direção a uma filosofia da libertação”.

Filosofia da libertação

O professor explica quais são os fundamentos da Filosofia da Libertação e como ela tem sido fundamental para pensar os direitos humanos dos povos latino-americanos a partir de “uma nova maneira de filosofar, a partir da realidade latino-americana, e partindo da opção pela libertação dos povos, das vítimas e dos oprimidos”.

O pensamento de Ellacuría foi um ponto de partida para a realização da teoria crítica dos direitos humanos, ou seja, o desenvolvimento de uma reflexão sobre estes direitos que responda melhor à práxis de libertação dos povos.

Quem é Alejandro Rosillo Martínez

Rosillo Martínez é graduado em Ciências Jurídicas pela Facultad de Derecho de la Universidad Autónoma de San Luis Potosí, mestre e doutor em Estudos avançados em Direitos Humanos pela Universidad Carlos III de Madrid. Atualmente leciona na Universidad Autónoma de San Luis Potosí, no México.

Recentemente Alejandro concedeu uma entrevista a IHU On-Line, onde refletiu sobre filosofia da libertação e direitos humanos.

Por sua vez, a última edição dos Cadernos IHU ideias publicaram o artigo “Repensar os direitos humanos no horizonte da libertação”.  A edição pode ser conferida na página do IHU, a partir de hoje, 07-10-2014.

Também na semana passada, Alejandro Rosillo ministrou o minicurso “Direitos humanos desde América Latina – Uma visão filosófica”, que teve como objetivo discutir as filosofias críticas latino-americanas, abordando um viés jus-filosófico para (re)interpretação dos direitos humanos no espaço geopolítico da região. O minicurso foi promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU em parceria com o Programa de Pós-graduação em Direito da Unisinos.

Publicações de Alejandro Rosillo

O professor é autor de diversos livros, tais como:

Justiça Social e direitos humanos desde uma perspectiva cristiana, Universidade Iberoamericana, León, 2010; Os direitos humanos desde o pensamento de Ignacio Ellacuría, Universidade Carlos III de Madrid-Editorial Dykinson, Madrid, 2009;

Praxis de libertação e direitos humanos. Uma introdução ao pensamento de Ignacio Ellacuría, Universidade Autónoma de San Luis Potosí-Comisión Estatal de Derechos Humanos, San Luis Potosí, 2008;

Os inícios da tradição ibero-americana de direitos humanos, Universidade Autónoma de San Luis Potosí-CENEJUS, Aguascalientes-San Luis Potosí, 2011.

Nahiene Alves e Suélen Farias

Deixe uma resposta