No dia 6 de abril, a Unisinos inaugurou os novos laboratórios da Escola de Saúde e também apresentou o I Seminário da Saúde Integrada. O evento teve início durante a tarde e contou com a participação do Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança. No decorrer da manhã, o médico visitou o Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Em sua visita ao IHU, o doutor Nelson reforçou a importância da Pastoral no âmbito familiar, que tem como um dos objetivos passar orientações às famílias em relação a doenças infantis, acidentes domésticos, higiene, entre outros. “A partir da ajuda da Pastoral, nós podemos prevenir doenças que essas crianças poderiam desenvolver quando adultas. Essa prevenção inicia durante a gestação e segue até os primeiros anos de vida dos bebês”, destacou.
Além disso, Nelson Arns declarou que a Pastoral está presente em ações que vão desde a visita domiciliar, parcerias com Universidades e atividade de controle social, que visa verificar se os recursos do Governo chegam a quem precisa. “Houve uma melhoria na vida dos brasileiros. No entanto, as pessoas de classe média tiveram uma melhoria maior do que as pessoas de baixa renda. Portanto, os mais pobres ainda precisam dos recursos do Governo, então um dos nossos trabalhos é atuar na gestão de políticas públicas”, salientou.
Pastoral
A Pastoral da Criança começou a se desenvolver em 1983, na cidade de Florestópolis (PR). O trabalho começou aos poucos, a partir da iniciativa da médica sanitarista e pediatra Dra. Zilda Arns Neumann. Hoje em dia, o empenho e dedicação que iniciou há 33 anos em uma pequena paróquia daquela cidade está presente em todas as dioceses brasileiras e em 17 países da África, Ásia e América Latina e Caribe, sendo reconhecida como uma das principais instituições do mundo voltadas ao desenvolvimento infantil.
Quem é Nelson Arns
Atualmente, o médico, além de coordenar e ajudar na questão técnica da Pastoral, buscando parcerias com as universidades, trabalhando com a prevenção de doenças infantis, entre outros, também atua na parte administrativa da Pastoral Internacional, onde trabalha com essas questões em nível mundial.
Nelson Arns Neumann, filho da Dra. Zilda Arns, nasceu em Curitiba, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como médico, missionário leigo, na diocese de Bacabal (MA), em 1988 e 1989. Ele é nacional adjunto da Pastoral da Criança e coordenador da Pastoral da Criança Internacional
A doutora Zilda Arns Neumann fundou a Pastoral da Criança em 1983. Ela esteve à frente da coordenação da instituição até 2008, quando foi substituída pela Irmã Vera Lúcia Altoé.
Mesmo sem estar à frente da coordenação da Pastoral, seguiu seus trabalhos humanitários, ajudando crianças do mundo todo. No dia 12 de janeiro de 2010, Zilda estava no Haiti, discursando sobre como salvar vidas com medidas simples, quando morreu tragicamente no terremoto devastou o país.
Por Matheus Freitas