Com o objetivo de conhecer diferentes tradições e festividades cristãs, judaicas, islâmicas e budistas, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU disponibiliza o calendário inter-religioso.

A cada mês são escolhidas as festividades dos principais credos monoteístas do mundo e pela comunidade budista, fortalecendo ainda mais o respeito pelo pluralismo religioso, que está presente em todo o mundo.

Estão presentes, por meio de imagens e texto, as festividades como as do povo judeu em sua larga tradição, as festas litúrgicas e as festas dos santos reconhecidos pela Igreja Católica, Ortodoxa, Anglicana, Copta e Protestante. Além disso, são incorporadas as festas mais importantes do calendário islâmico e budista para que prevaleça um espírito ecumênico e inter-religioso.

Responsável por atualizar mensalmente o calendário, Ana Maria Casarotti, Integrante da equipe de Teologia Pública do Instituto Humanitas Unisinos – IHU destaca a importância desta atividade: “Neste tempo de pluralismo religioso trata-se de uma possibilidade de conhecer e estar próximo às tradições religiosas. Desta forma, buscamos criar uma sensibilidade religiosa que colabore com o diálogo inter-religioso na procura do bem comum”.

Confira o calendário religioso desse mês!