Hoje, dia 31 de janeiro, é comemorado o 100º aniversário de nascimento de Thomas Merton, uma das grandes referências da mística cristã no século XX. “Eu sinto que a minha vida, de modo particular, está selada com o grande sinal que o batismo, a profissão monástica e a ordenação imprimiram a fogo nas raízes do meu ser, já que, como Jonas, eu também me encontro viajando rumo ao meu destino no ventre de um paradoxo”, descreve Merton.
Durante uma viagem para a conferência Leste-Oeste sobre Diálogo Monástico, Merton morreu vítima de um choque elétrico acidental, em Bangkok, na Tailândia, em 10 de dezembro de 1968.

Thomas Merton (1915-1968)
Quem foi Thomas Merton?
O monge trapista, nascido em 31 de janeiro de 1915, em Prades, na França, era conhecido por buscar a interioridade e o amor a Deus e ao próximo. Durante sua trajetória foi conselheiro de grandes papas do século XX e publicou mais de setenta livros, a maioria sobre espiritualidade.
Escritos
O livro Merton na intimidade – Sua Vida em Seus Diários (Rio de Janeiro: Fisus, 2001) é uma seleção extraída dos vários volumes do diário místico. Ele também é autor de livros famosos como A Montanha dos Sete Patamares (São Paulo: Itatiaia, 1998) e Novas sementes de contemplação (Rio de Janeiro: Fisus, 1999).
A edição 460 da revista IHU On-Line sob o título A mística nupcial. Teresa de Ávila e Thomas Merton, dois centenários celebra o centenário de hoje com as entrevistas com Marco Vannini, Faustino Teixeira, Sibelius Cefas Pereira e Norma Ribeiro Nasser.
Além da revista, no sítio do IHU podem ser encontrados uma série de artigos sobre o monge, tais como No ventre de um paradoxo: a vida de Thomas Merton, de Emanuele D’Onofrio e Rowan Williams e Thomas Merton: o diálogo do silêncio, de Giacomo Galeazzi.
Abaixo segue uma seleção de outras produções sobre Merton, publicadas no IHU:
- Dorothy Day e Thomas Merton, cartas sobre a bomba. Reportagem de Lorenzo Fazzini.
- A mística nupcial. Teresa de Ávila e Thomas Merton, dois centenários;
- Thomas Merton, o santo dos paradoxos. Reportagem de James Martin, SJ;
- A conexão mística de Teresa de Ávila e Thomas Merton;
- Teresa de Ávila e Thomas Merton;
- Thomas Merton: sagrado e demasiado humano. Artigo de Margery Eagan;
- Thomas Merton: viagem em busca do homem. Reportagem de Marco Roncalli;
- Thomas Merton, Gandhi e os ciclopes. Artigo de Christian Albini;
- Centenário do pensador e monge trapista Thomas Merton é celebrado em São Paulo.