Durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul, o cardeal dom Cláudio Hummes visitou o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, na  quinta-feira, 12 de maio. Ele esteve no estado participando de encontro sobre marketing da Igreja e presidiu a ordenação presbiteral de um sobrinho.

D. Cláudio visitou o IHU para conversar sobre a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam)  e ver a possibilidade de parceria na distribuição eletrônica de uma newsletter semanal da Repam a  ser expedida para todas as paróquias brasileiras.

A parceria deve ser concretizada a partir da inauguração da nova página eletrônica do IHU. A previsão é que isto ocorra no final do próximo mês de agosto.

Por ocasião da sua presença na Unisinos, o cardeal foi entrevistado pela revista IHU On-Line que na  edição que estará no ar nesta segunda-feira, 30-05-2016,  publica a reportagem “O velho cardeal que entrega sua vida aos povos da floresta”.

Cláudio Hummes, nascido em Brochier, na época município de Montenegro, RS, ingressou na Ordem dos Franciscanos em 1952, tornando-se Bispo de Santo André, SP, em 1975. Foi designado como Arcebispo de Fortaleza em 1996 e em 1998 assumiu a arquidiocese de São Paulo. Em 2001 foi nomeado Cardeal pelo Papa João Paulo II e em 2006 assumiu o cargo de prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. Desde 2011 é presidente da Repam.

Cláudio Hummes, ao centro, durante o encontro no IHU

O Cardeal é conhecido por sua preocupação com as questões sociais. Recentemente comentou também, em notícia reproduzida pelo IHU, sua apreensão em relação à questão indígena, afirmando que “a Igreja e a sociedade têm enorme dívida com os indígenas, para que eles voltem a ser protagonistas da sua história, inclusive, religiosa”.

Para ler mais:

Por Cristina Guerini

Deixe uma resposta