O pesquisador do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT) André Langer defendeu a sua tese de doutorado no dia de ontem na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A tese intitulada Mutações no mundo do trabalho. A concepção de trabalho de jovens pobres aborda a maneira como jovens pobres encaram o trabalho no contexto das grandes transformações que se processam no mundo do trabalho e também nas suas manifestações culturais. A tese procura desvendar como os jovens compreendem o trabalho e o lugar que ocupa em suas vidas. Analisa ainda como enfrentam as dificuldades relativas à entrada no mercado de trabalho e o desemprego; como vivem o tempo disponível e as estratégias de resistência que constroem.
A tese apresentada como requisito à obtenção do grau de Doutor em Sociologia – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná contou com a orientação da Prof.ª Dr.ª Benilde Maria Lenzi Motim do Departamento de Sociologia da UFPR. Participaram da banca as professoras: Prof. Dr. Ileizi Luciana Fiorelli Silva/UEL; Profa. Dra. Rosângela Digiovanni/DEAN-UFPR; Profa. Dra. Silvia Maria Pereira de Araújo/PPGS-UFPR ; Profa. Dra. Ana Luísa Fayet de Sallas/DECISO-UFPR.
André Langer recebeu a aprovação com parabéns e indicação de publicação.
O CEPAT e o IHU felicitam o colega e companheiro André pelo título recebido, esforço realizado e contribuição ao debate.