A Caatinga desconhecida

Em abril 22, 2012 Comentar
Quase desconhecida fora do Brasil, a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Trata-se de um bioma adaptado às condições semiáridas e se localiza nos nove estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais, ocupando 11% do território nacional. Desta área, 46% já foi desmatada, em sua maioria, por atividades humanas como criação de bovinos, caprinos e ovinas, assim como para retirada de lenha para fornos domésticos e fogões industriais.
.
A Caatinga abriga em seu território cerca de 1.500 espécies nativas de animais, além de 932 espécies vegetais, sendo 318 endêmicas, que só ocorrem no bioma. As diversidades  florísticas, faunísticas e frutíferas são tais, que o bioma é conhecido pela riqueza de suas plantas medicinais e por seu potencial alimentício.
.
A IHU On-Line desta semana dá continuidade à série referente aos diferentes biomas brasileiros. A revista já abordou os biomas Floresta Amazônica, o Pampa, o Pantanal, o Cerrado e a Floresta de Araucária.
.
Esta edição vai contar com o teólogo e agrônomo Haroldo Schistek; o mestre em ecologia e coordenador do Núcleo do Bioma Caatinga da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente – MMA, João Arthur Seyffarth; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Marcos Antonio Drumond; a bióloga Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel; e o coordenador do Laboratório de Etnobotânica Aplicada da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Ulysses Paulino de Albuquerque.
.
A revista IHU On-Line estará disponível no sítio do IHU nesta segunda-feira, a partir das 16h, nas versões html, pdf e ‘versão para folhear‘.
.
A versão impressa circulará na terça-feira, a partir das 8h, no campus da Unisinos.
.
A todas e todos uma ótima leitura!

Deixe uma resposta