“O debate sobre a identidade e o futuro da Europa gerou toda uma série de discussões e preocupações importantes, das quais uma é digna de menção especial: o suposto equilíbrio entre o fortalecimento da identidade européia, por um lado, e a preservação das muitas identidades nacionais, por outro”. Na edição 183 do Cadernos IHU Ideias, Stefano Zamagni apresenta o texto A Europa e a ideia de uma economia civil, fazendo “uma espécie de reductio ad unum das muitas questões diferentes que estão em jogo a fim de identificar alguns conceitos básicos que deveriam influenciar o discurso público. Estes conceitos girarão em torno de três palavras-chave: peoa humana; democracia; fraternidade”.

O economista italiano Stefano Zamagni é professor da universidade de Bolonha e vice-diretor da sede italiana da Johns Hopkins University. Ganhou destaque mundial por ter sido um dos principais consultores e assessores do Papa Bento XVI na redação da encíclica Caritas in Veritate, publicada em 2009, acerca do desenvolvimento humano integral. Desde 1991, é consultor do Conselho Pontifício “Justiça e Paz”, do Vaticano.

Os Cadernos IHU Ideias podem ser adquiridos na Livraria Cultural, no campus da Unisinos ou pelo endereço livrariaculturalsle@terra.com.br. A partir do dia 4 de abril de 2013 a edição estará disponível na íntegra, no nosso sítio, em formato PDF.

Deixe uma resposta